quarta-feira, 22 de julho de 2009

A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NA SUPERAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

Podem ser muitas as razões que determinam o sucesso ou o fracasso escolar de um aprendiz, como: fatores fisiológicos, fatores psicológicos, mais precisamente de mobilização, condições pedagógicas e principalmente o meio sócio-cultural em que vive o ser humano.


Psicopedagogia Clínica

Diagnostica, orienta, atende em tratamento e investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem. Esclarece os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem. Favorece o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados. Realiza o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem; esclarecimento e orientação daqueles que o consultam; a orientação de pais e professores, a orientação vocacional operativa em todos os níveis educativos. A psicopedagogia no campo clínico emprega como recurso principal a realização de entrevistas operativas dedicadas à expressão e a progressiva resolução da problemática individual e/ou grupal daqueles que a consultam.


Psicopedagogia Institucional

A Psicopedagogia vem atuando com muito sucesso nas diversas Instituições, sejam escolas, hospitais e empresas. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e ajuda o desenvolvimento dos projetos favoráveis a mudanças, também psicoprofilaticamente. A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade. A aprendizagem não só objetiva a criança ou adolescente, mas o adulto e profissionais na integração e reintegração grupal.



Atividades Desenvolvidas na Clínica


Supervisão on-line

Na supervisão on-line o primeiro encontro deverá obrigatoriamente ser presencial e os próximos poderão ser on-line. Demais encontros presenciais serão marcados de acordo com a necessidade.


Psicopedagogia

O tratamento consiste na realização de um diagnóstico que tem a duração de aproximadamente oito encontros (ou sessões), onde serão avaliados os aspectos cognitivos, afetivos, psiconeurologicos, pedagógicos e outros. A intervenção, cuja duração e a modalidade de atendimento ficam definidas a partir do diagnóstico, consiste no tratamento propriamente dito.


Psicologia Clínica

A psicologia clínica é a modalidade de tratamento indicada nos casos de transtornos de comportamento e de humor e seguem uma orientação psicodinâmica, ou seja, o tratamento parte das queixas atuais e seguem em busca das causas primárias. Também dentro da área da psicologia clínica estão inseridos os serviços de elaboração de laudos para fins de afastamento de trabalho, questões judiciais e fins escolares.


Psiquiatria

A psiquiatria é recomendada quando a problemática psíquica envolve questões orgânicas, ou seja aspectos psico químicos do funcionamento cerebral, e portanto requerem a prescrição medicamentosa paralelamente ao processo psicoterápicos.


Psicanálise

É a modalidade de tratamento indicada nos casos em que a problemática psíquica está relacionada a fatores estruturais da formação da personalidade e, portanto requer um revisitar a vida infantil. Embora o tempo de tratamento seja mais prolongado do que nas demais formas de psicoterapia sua intervenção resulta em elaboração dos conflitos neuróticos originados na infância. Indicar.


Psicomotrocidade

A psicomotricidade é a modalidade de atendimento indicada nos casos em que haja problemas relacionados ao desempenho motor, como por exemplo, problemas relacionados à execução gráfica da escrita, realização de esportes e outras atividades que requeiram uma boa coordenação entre mente e corpo.


Pedagogia

Essa modalidade é indicada exclusivamente nos casos em que haja defasagens pedagógicas, ou seja, déficits nas aprendizagens escolares.


Psicologia e Psicopedagoga Organizacional

São as intervenções no campo das empresas e instituições em geral e objetivam a saúde das relações e a otimização dos serviços dentro da organização. Recrutamento e seleção para o primeiro emprego consultoria empresarial.


Consultoria para Escolas

A consultoria para escolas consiste na elaboração de projetos pedagógicos, capacitação de professores, implantação de novas metodologias, elaboração de novos currículos, criação de recursos materiais, prevenção e tratamento dos casos de problemas de aprendizagem, criação de salas de Apoio Pedagógico à educação de Jovens e Adultos e Alfabetização de Adultos, processos de autorização junto aos órgãos competentes, elaboração de projetos de marketing institucional estratégico.

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