sexta-feira, 17 de julho de 2009

Letramento na Alfabetização de Jovens e Adultos

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR


INTRODUÇÃO

Atualmente, nossa sociedade assiste à discussão sobre condições e alternativas para o acesso à educação nos seus vários níveis. Porém, não basta democratizarmos o acesso à escola. É necessário que os estudantes tenham também acesso aos conhecimentos cuja sistematização está a cargo da escola. Para tanto, além da qualidade do acesso, é necessário levar-se em conta a qualidade da permanência. Partindo deste ponto de vista, nosso trabalho busca explicitar as relações entre alfabetização e educação superior, enfatizando, em tempos de debates sobre a reforma universitária, que a melhoria de um nível educacional (básico ou superior) não pode prescindir da melhoria do outro, uma vez que a educação básica prepara os alunos que ingressam na educação superior e esta forma, entre outros, os profissionais da educação, num constante processo de retroalimentação. Tendo em vista este contexto, buscamos enfatizar a relevância da criação e manutenção de programas da natureza do Alfasol, pela possibilidade de iniciar a democratização tão sonhada em nosso país.


METODOLOGIA

Para esta reflexão, partimos de fatos corriqueiros para professores universitários no que diz respeito às dificuldades dos alunos em relação ao uso da modalidade escrita da língua, e, à luz dos trabalhos de lingüistas, educadores e estudiosos da alfabetização, procuramos levantar questionamentos e propor tópicos de discussão que nos permitam um aprofundamento, ainda bastante modesto, da temática em foco. Entre estes tópicos, destacamos: o aspecto pedagógico e a discussão a respeito do significado da alfabetização e da escrita para o aluno; a perspectiva de formar letrando e de superação da passividade do aluno em relação à escrita; questões relativas ao preconceito lingüístico; o aspecto social, a auto-estima e o exercício da cidadania por aqueles que dominam a leitura e a escrita; o possível papel da Universidade na busca de respostas a diversos questionamentos, na fundamentação das ações educativas e na avaliação e reflexão constante desses programas; e, finalmente, a viabilidade e importância da criação e manutenção de programas como o Alfasol que, indubitavelmente, contribuem para a consolidação do sonho democrático em nosso país.


RESULTADOS

Nosso esforço de síntese aponta para a compreensão de que a solução do problema do analfabetismo não está relacionada somente a fatores pedagógicos, não está limitada à melhor formação dos professores, nem ao aprimoramento das técnicas de ensino ou à "modernização" do trabalho em sala de aula. Também não se limita a solucionar problemas de ordem sócio-econômica, muitas vezes por meio de medidas paliativas. A nosso ver, melhorar a educação requer um pouco de cada uma dessas coisas, num trabalho conjunto, que envolva aspectos pedagógicos, sociais, tecnológicos e emocionais de alunos e professores. Requer, ainda, o envolvimento de diversos grupos da sociedade para que possa ser realizado, devendo ser um trabalho solidário e não solitário.


CONCLUSÕES

Em uma sociedade marcada pelo sonho de democratização e por condições sociais tão desiguais, como o Brasil, a criação e manutenção de programas como o Alfasol são imprescindíveis, pois podem ser o primeiro passo para a concretização desses ideais. No entanto, tais ações não podem acontecer isoladamente: diferentes setores da sociedade devem se unir nesta luta e os diferentes níveis educacionais devem interagir. O intercâmbio entre a formação básica e a educação superior pode propiciar o enriquecimento de ambas, contribuindo para o aprimoramento das práticas e fornecendo subsídios para discussões mais engajadas nos problemas efetivos de nossa sociedade. Por fim, vale destacar que a origem de uma sociedade da diversidade e a possibilidade de acesso democrático ao conhecimento principiam na escola, por meio de ações efetivas para o letramento, sejam elas voltadas a crianças, jovens ou adultos, todos cidadãos de uma mesma nação.


* Profa. Dra. Graziela Giusti Pachane – UNITRI – MG – grazielagp@yahoo.com.br
* Profa. Dra. Eliane Giachetto Saravali – UNITRI – MG – egsara@uol.com.br
* Profa. Msc. Valéria Rodrigues Dias Gomes – UNITRI – MG –
valerdg@netsite.com.br

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