sexta-feira, 17 de julho de 2009

Educação e cidadania: reflexões sobre ética e alfabetização

A educação é temática essencial no mundo moderno. Não seria possível falar em cidadania sem discutirmos a conscientização da população. Neste sentido, a teoria de Paulo Freire representou avanços significativos nos saberes pedagógicos, sobretudo quando pensamos no processo de alfabetização, que ainda é um dos graves problemas dos países em desenvolvimento, onde o baixo nível de crescimento econômico acaba interferindo na formação de crianças e adultos, na medida em que, na maioria dos casos, troca-se o estudo pelo trabalho. O Estado, nestes países, assumiria um papel fundamental no resgate da cidadania, principalmente na defesa de projetos de educação tanto para jovens como para adultos.No caso brasileiro, nos anos 70, houve o Mobral, especificamente para a alfabetização de adultos. Apesar do contexto histórico – tratava-se de uma ditadura militar -, não podemos deixar de reconhecer que apreocupação era legítima , levando em consideração a grande quantidade de analfabetos no país. Na década de 90, foi implantado o Programa de Alfabetização Solidária (PAS), que procurava estabelecer parcerias com várias universidades brasileiras, no sentido de formar alfabetizadores nas regiões mais carentes do Brasil. No atual governo, foi apresentado o programa Brasil Alfabetizado, que tenta dar continuidade ao processo de recuperação da cidadania de muitos brasileiros. Afinal, não seria possível pensar a criação de um cidadão moderno e consciente num mundo globalizado, sem estar alfabetizado e informado.Este livro trata basicamente destas temáticas. Vários professores e pesquisadores contribuíram com suas idéias e reflexões, tanto analisando o processo educacional de uma perspectiva mais geral, quando discutindo a ética e a cidadania, além da própria alfabetização em particular. No capítulo “A motivação no Programa Alfabetização Solidária: o elo de ligação entre o saber elaborado e o saber popular”, envolve a combinação da motivação e da criatividade e traduz, na última frase deste artigo, escrito pelos professores e organizadores desta obra, Valéria Rodrigues Dias e Selmane Felipe de Oliveira e, também, pela pedagoga Sandra Lúcia Silva, a principal via de construção da cidadania: “Talvez seja essa a verdadeira missão da educação: criar sujeitos autônomos, críticos, livres e compromissados com o exercício da ética e da cidadania, no sentido de construir uma sociedade mais solidária e feliz.”
Os mesmos autores (com exceção da pedagoga Sandra Lúcia Silva) mais a estudante de Psicologia do Centro Universitário do Triângulo - UNITRI, Lia Paula Rodrigues Gomes, no capítulo “Educação e cultura popular: lendas e tradições no processo de alfabetização” – trazem a experiência da interação da aprendizagem entre professores e alunos, na perspectiva de Paulo Freire, por meio do envolvimento com o Programa Alfabetização Solidária em que, nas palavras dos autores, “... este projeto respeita e valoriza as culturas locais e tenta, a partir da vivência dos moradores, construir não apenas um projeto de alfabetização, mas sim de cidadania.”

* Valéria Rodrigues Dias Gomes (org.)
* Selmane Felipe de Oliveira (org.)
Taubaté : Cabral

Um comentário:

  1. preciso entrar em contato com voces lia paula ou valeria sou luciene a pedrinha de onix de araxa meu e_mail e´´lu.gi.gi.be@gmail.com

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